Release
a NeoEmpresa

Este livro é um convite à reflexão, ao questionamento e à busca de novas respostas para os problemas recorrentes que perturbam seu dia a dia e os novos desafios que começam a tirar seu sono. Ele é um estímulo para você se prevenir contra situações que ainda não são conhecidas, mas que poderão levar sua empresa e sua carreira ao fracasso se não forem pensadas desde já.

Sua leitura ajudará a formular as perguntas essenciais que devem sempre ser feitas para aumentar as chances de sucesso nesse mundo em transe. saiba, porém, que o objetivo deste livro não é estabelecer os novos princípios do Management, mas alertar para o que não funciona mais, fornecer pistas, encorajar o leitor a buscar suas próprias respostas e ajudá-lo a visualizar os contornos da NeoEmpresa.


Leia aqui o release

Integrare Editora inaugura selo de negócios com A NeoEmpresa, do consultor César Souza, uma análise sobre a nova era do universo empresarial

Para especialista, cenário atual exige atenção urgente ao modelo ultrapassado de negócios adotado por inúmeras empresas - ainda guiado por princípios do século XIX e da Era Industrial

De origem grega, o prefixo neo traduz a ideia de novo ou novidade. As aplicações são inúmeras; em uma de suas mais recentes, a expressão dá título a um novo livro na área de negócios. A NeoEmpresa - O Futuro da Sua Carreira e dos Negócios no Mundo em Reconfiguração chega às livrarias em abril pelo Integrare Business, novo selo da Integrare Editora especializado em negócios. O livro é uma contribuição ímpar do consultor na área de negócios, César Souza que é categórico ao afirmar: "estamos dirigindo nossas empresas de olho no espelho retrovisor, guiando-nos pelos pensamentos de alguns gurus nascidos no século XIX, com práticas ainda ligadas a princípios da Era Industrial e que não se ajustam mais ao cenário atual.

A obra defende uma nova postura de liderança, adaptada à realidade do século XXI. E não pára por aí. Provoca o leitor com questionamentos precisos e traça novas condutas com o objetivo de aprimorar a atuação das empresas em um mercado balizado por equipes de profissionais resistentes a mudanças e que sustenta modelos mentais já ultrapassados.

Leitura atraente e diferenciada, A Neoempresa está dividido em "quatro atos" que permitem ao leitor participar de um encontro virtual com sete dos maiores gurus do Management, entre eles, C.K. Prahalad, Michael Porter e Philip Kotler - em vários pontos históricos da Turquia. O ponto de abertura é o misterioso Monte Nemrut, descoberto em 1881 por um engenheiro alemão. O autor abre o livro com uma interessante história sobre o Monte. Passeia por experiências vivenciadas pela Turquia para trazer à tona curiosos diálogos que reproduzem aspectos ligados à economia mundial.

A obra reúne tendências do mercado que devem guiar a neoempresa. Entre elas estão a tecnologia, a ascensão da "economia verde", a mobilidade dos transportes elétricos e a necessidade de adaptar aqueles com mais de 60 anos ao mercado de trabalho: "Aposentar os colaboradores aos 62 anos de idade - regra concebida na Era Industrial - foi adequado em uma época em que se vivia, em média, vinte anos a menos do que hoje, um tempo em que força física era fundamental para as atividades. Sabedoria não se aposenta" - defende o autor.


Líderes inspiradores, novas concepções

De acordo com o livro, a neoempresa é uma entidade diferenciada, baseada em crenças e pensamentos originais e que transita em uma zona de mudanças velozes. Entre as performances valorizadas no novo modelo empresarial, o livro destaca a luta pelo progresso dos clientes que substitui antigos posicionamentos de buscar apenas o próprio progresso; o eterno empenho por resultados em curto prazo dá lugar à geração de valores.

Mais: a nova empresa atrai e desenvolve líderes inspiradores, que vão muito além de chefes; integra os modelos de negócios, de gestão e organizacional. Ainda, de acordo com o autor, a neoempresa cultiva a paixão em vez de buscar apenas satisfação dos clientes e motivação dos funcionários; gravita em torno de comunidades, clientes, parceiros, investidores e reinventa-se continuamente.

Se por um lado o modelo de empresa atual precisa se reinventar, com seus colaboradores não é diferente. A neoliderança está diretamente ligada ao novo formato. Segundo o autor, o novo líder tem um perfil ainda incomum. É um colaborador capaz de construir causas, formar outros líderes.

Tem carisma e inspira pelos valores que transmite e não apenas pela hierarquia. "Trata-se de um colaborador que faz mais do que o combinado, que vai além das metas e surpreende pelos resultados, ou seja, um novo líder ultrapassa a ideia de oferecer apenas empregos e tarefas" - avalia o especialista. Para o autor, há uma necessidade latente no mercado de voltar atenções à nova geração de líderes para que se possa contar com pessoas eficazes que superem o título de gerentes eficientes.

O livro apresenta ainda conceitos diferenciados para aqueles que são tão ou mais importantes quanto os próprios líderes. Os novos talentos, por exemplo, um potencial que a empresa ainda encontra muita dificuldade em acolher e que, muitas vezes, prefere desprezar por manter uma postura muito tradicional, fortemente ligada ao plano de carreira. César faz um alerta especial a essa questão: "O plano de carreira foi adequado a um período em que as pessoas almejavam passar toda a vida profissional na mesma empresa. Hoje o cenário é outro, as pessoas são responsáveis por sua carreira profissional e têm uma visão contrária, que inclui experiências variadas - uma questão pessoal e intransferível" - comenta o autor.


Responsabilidade social e ambiental

O primeiro passo para não perder o bonde rumo aos caminhos que levam à nova era dos negócios está ligado à sustentabilidade. Esse é o pensamento de inúmeras empresas no mercado. A diferença é que quando este tema é considerado por uma neoempresa ele não será tratado como mera declaração de intenção. Ele defende que uma neoempresa e seus colaboradores vão incorporar as responsabilidades ecológicas, ambientais e sociais às suas rotinas e, assim, a sustentabilidade fará parte do modelo de negócios e da cultura da empresa.


Sobre o autor

César Souza é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia e obteve o MBA na Vanderbilt University, em 1976. É consultor, palestrante e presidente da Empreenda, empresa de consultoria que desenvolve de forma customizada projetos de Estratégia e inúmeros Programas de Desenvolvimento de Líderes para algumas empresas. Foi apontado pela revista Exame e pelo jornal O Globo como um dos dez palestrantes mais requisitados do Brasil. É autor dos bestsellers "Você é o Líder da Sua Vida?", "Você é do Tamanho dos Seus Sonhos,"Superdicas para Conquistar Clientes e para um Atendimento 5 Estrelas" e acaba de lançar "Cartas a um Jovem Líder - Descubra o Líder que existe em Você". Foi indicado pelo World Economic Fórum como um dos "200 Global Leaders for Tomorrow".

Sobre a Editora

Criado pela Integrare Editora, o Integrare Business chega ao mercado com o objetivo de trazer projetos de livros instigantes, cujo firme propósito é antecipar e suprir anseios do mercado corporativo. Assim, a proposta vai além de lançar produtos para concorrer com livros deste segmento no mercado editorial. Entre os autores selecionados estão David Jones, José Roberto Martins, Arthur Bender, Sidnei Oliveira. Para 2013, estão previstos outros dez títulos.